top of page
Foto do escritorIvan Borgonovo

1 dia inteiro em Ayutthaya e Khao San Road (Bangkok)

Continuando nosso roteiro em Ayutthaya, com um dia completo nessa cidade histórica. Finalizando na Khao San Road em Bangkok.


Dia 2 - Ayutthaya


Logo cedo partimos de táxi em direção a Ayutthaya. Chamamos um táxi no hotel mesmo, pois o Uber não funciona tão bem lá ainda (pelo menos ainda não quando fomos), mas tem um aplicativo chamado Grab que ajuda muito a chamar um táxi.

Dica: os taxistas podem não ser bem fluentes no inglês. Aí pra se virar no tailandês recomendo usar a função de áudio do app Google Tradutor.

Chegamos primeiramente no Ayutthaya Elephant, sem querer caímos num lugar fantástico, com alguns elefantes super lindos e domesticados. Ali começou nosso tour por Ayutthaya (ali já pode dar tchau pro seu taxista).



Combinamos com um Tuk Tuk (tem vários deles em Ayutthaya) de fazer o serviço de nos levar você nos templos que quiséssemos. O valor cobrado (normalmente) é de 300 baths por hora. Você pode ficar com ele o tempo que desejar, e andar o quanto quiser, ele vai te cobrar por hora. Eu recomendo essa opção. Mas existem outras formas de fazer o tour, como táxis e vans. O motorista do Tuk Tuk vai ter um mapa dos principais templos de Ayutthaya, tipo esse aqui:



Nossa primeira parada foi no Wat Lokkayasutharam, ali você vai encontrar um buda reclinado gigante de 36m de comprimento. Dizem ser o maior de Ayutthaya. O nome dele: Phra Bhuddhasaiyart.



Nossa próxima parada foi no Wat Wora Chet Tha Ram, mais um das centenas de templos presentes em Ayutthaya, a graça desse templo está no buda dentro de uma sala em ruínas, bem conservado, e bem decorado pelos locais.



O próximo - também o que achamos mais legal de todos - foi o Wat Chaiwatthanaram, recomendo demais esse templo. Ele está todo em ruínas, você paga uma pequena taxa de 20 baths na entrada, mas vale muito a pena. De verdade, só de entrar você já consegue sentir uma atmosfera diferente. A energia que tem nesse lugar é incrível, de arrepiar. Se você acredita nisso, vai se sentir muito muito bem lá dentro. Ficamos por várias horas, e apesar do calor há vários pontos com sombra.


O templo foi construído em 1630. O nome do templo significa, literalmente, "Templo do reinado longo e era gloriosa". Tem um alto prang (torre) em seu centro, de 35 metros, também em estilo khmer, com quatro prangs menores em volta.

Após a destruição total da antiga capital siamesa pelos birmaneses, em 1767, várias das estruturas da cidade foram destruídas ou danificadas, entre as quais o Wat Chaiwatthanaram. A edificação foi saqueada, com vendas de tijolos das ruínas e a decapitação de estátuas de Buda sendo comuns.


A torre (prang) que existe bem no centro do templo chama-se Phra Prang Prathan.




Pegamos nosso Tut Tuk e partimos rumo a próxima atração: o Wat Maha That. Gostamos muito desse templo, mas ao contrário de muitos que acham este o melhor de todos, não somos da mesma opinião. Talvez porque tinham muitos turistas lá. Mas é um dos que tem a melhor infraestrutura. Valor da entrada: 20 baths.


Neste templo está localizado o famoso buda na árvore. Isso mesmo, uma imagem de buda que foi moldada pelos antepassados no caule/raiz de uma enorme árvore, e está preservada até hoje. Vale a pena um retrato em frente dela. Mas o tamanho dela é pequeno, não se espante. Nas fotos que você vê ela parece ser bem maior.



Por fim, como estava muito quente, já não aguentávamos mais muito, e partimos para o último templo a ser visitado. A recomendação do motorista do Tuk Tuk era não deixarmos de visitar o Wat Yai Chaimongkhon. Partimos pra lá. E valeu a pena! Recomendo a visita. Talvez seja o templo mais estruturado de todos, e o mais revitalizado.


Um dos locais mais importante deste templo é uma estrutura chamada estupa que tem mais de 60m de altura, e foi construída sobre as cinzas de uma pessoa muito importante para Ayutthaya.



Existem vários locais bem legais nesse templo, inclusive dentro da própria estupa, há um poço que você joga uma moedinha. Os locais afirmam que isso traz saúde e sorte na vida.



Existem também vários locais de adoração e meditação nesse templo. A energia é muito boa, e vale a pena alguns momentos de reflexão.



Com isso finalizamos o passeio em Ayutthaya. Na volta, você pode pedir pro motorista de Tuk Tuk levar você ao local onde pode-se pegar as Vans que voltam para Bangkok. O valor é relativamente baixo, em torno de 300 baths por pessoa, bem mais em conta que o táxi. A van vai parar em alguns pontos em Bangkok, nós preferimos parar no destino final que é a rodoviária municipal, lá é bem fácil você pegar um Uber ou Táxi até seu destino.


Pra finalizar o dia fizemos um passeio no Sky Bar no Lebua Tower. Vale a visita pela bela vista, onde foi gravado o filme Se Beber Não Case 2. Você não paga entrada, mas precisa consumir pelo menos algum item do cardápio, nós consumimos duas garrafinhas de água, e pasmem custaram 190 baths cada uma.



Khao San Road


Em seguida rumamos à Khao San Road, pra conhecer a tão famosa rua de Bangkok. A Khao San é conhecida como "o centro do universo mochileiro". Um lugar ideal pra você fazer compras, se divertir e conhecer pessoas diferentes. Embalados por uma faixa de aproximadamente 1km são inúmeras pousadas, hotéis, bares, restaurantes, salas de massagem, agências de viagens, livrarias, barracas de mercado, lojas de tatuagem e muito, muito mais. É um lugar realmente muito maluco e agitado.



Já tínhamos jantado antes, então optamos apenas por experimentar um "grilo".. ooo delícia kkk... Afinal, se você está ali então é pra aproveitar o local ao máximo, não tinha como voltar pro Brasil sem experimentar um bichano desse. Mas fique tranquilo se você acha nojento um grilo, o cardápio é diversificado, tem barata, aranha, escorpião, larva e muitos outros. E é bem baratinho de 10 a 50 baths cada um.



Vale muito a visita. Recomendo! A gente não gosta muito de agito em viagens. Mas pra quem curte vale muito. São inúmeros barzinhos, restaurantes e baladinhas regadas a muita música, atrações locais, bebidas e comidas diferentes. Então mesmo quem não curta esse tipo de coisa, vale a pena pelo menos uma passadinha noturna.


Acompanhe os próximos passos da nossa viagem nesse post.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page