top of page
Foto do escritorIvan Borgonovo

Primeiros passos na chegada a Tailândia

Atualizado: 6 de jan. de 2018

Um relato completo que vai facilitar sua chegada na Tailândia e no aeroporto de Suvarnabhumi. É o começo dessa incrível jornada!


Saímos de Florianópolis logo cedo com destino a Guarulhos de onde partiu nosso voo de Turkish para Bangkok. De cara enfrentamos um pequeno problema, no aeroporto em São Paulo, fui diagnosticado com otite aguda. No centro médico não queriam deixarmos embarcar, pois o voo era muito longo, 'já fica aí a primeira a dica', não vá muito na onda desse pessoal do pronto socorro do aeroporto (tenho minhas dúvidas se eram realmente médicos). Peguei o primeiro Uber disponível e fui direto ao hospital da Unimed em Guarulhos, prontamente atendido, receita na mão, viagem retomada.


Embarcando de Turkish, a primeira surpresa agradável - o avião era muito bom - e o atendimento também. O que acredito que ficou a desejar foi a refeição, talvez porque a culinária turca não é lá aquelas mil maravilhas.


Aeroporto de Istambul

A conexão em Istambul não é das melhores, o aeroporto é grande, mas um pouco sujo, das poucas salas vip, destaca-se a da Star Alliance, mas você precisa ser membro Gold pra utilizar.

A chegada em Bangkok

Chegamos em Bangkok logo após o meio dia (horário local 14:50h). Em Bangkok há 2 aeroportos, o principal deles - Suvarnabhumi - é por onde você estará chegando (caso esteja vindo do Brasil), o outro - Don Mueang - é mais utilizado para voos domésticos.

O aeroporto de Suvarnabhumi é super fácil de se virar, você desembarcará e várias placas em inglês te levarão ao caminho certo.



Fique Atento!!

Antes de se dirigir ao setor de imigração lembre-se que para entrar na Tailândia você é obrigado a possuir uma carteira de vacinação internacional, e você deve tomar a vacina preventiva da febre amarela pelo menos 6 meses antes do seu embarque. A sua carteira de vacinação será parecida com esta abaixo (mantenha ela sempre junto de seu passaporte).



O Health Control

O próximo passo é se dirigir ao Health Control (controle sanitário de entrada ao país). Você vai encontrar várias placas direcionando à ele, fica há alguns metros do setor de imigração. Você vai encontrar um balcão assim:


Nos murais em frente ao balcão você vai encontrar um pequeno formulário que deve ser preenchido por você mesmo. Não é complicado. Inclusive no próprio mural tem alguns modelos já preenchidos por brasileiros. Basta preencher todo esse formulário e se dirigir ao balcão de atendimento com seu passaporte e sua carteira de vacinação.

  • Dica: Leve uma caneta junto (tem fila pras poucas canetas do balcão).

Após a conferência, eles te devolverão esse formulário carimbado com sua autorização de permanência, inclusive já terá a data da sua volta (anexe esse cartão também ao seu passaporte).


Não se esqueça do Health Control!

Lembre-se de passar no Health Control antes de se dirigir ao Passaport Control. A fila é longa na imigração.

O próximo passo é se dirigir ao setor de controle de Passaporte, que vai ter uma fila bem longa. Por isso que eu digo e repito, não se esqueça de passar antes ao Health Control, é sério, eu vi muitos brasileiros esperando mais de hora na fila do passaporte e tendo que voltar e pegar a fila novamente só porque esqueceram disso.


Após a sua aprovação no controle de imigração (fique tranquilo, eles não costumam ser muito chatos, apenas tirarão uma foto sua e irão conferir seu passaporte e seu cartão de imigração). Em seguida siga para a esteira de retirada da sua bagagem (caso possua). Após a retirada da bagagem, a primeira coisa que recomendo é comprar um chip de celular caso você tenha interesse de usar internet (e acho que vai ser muito necessário na sua viagem). Logo após as esteiras você já vai ver algumas barraquinhas oferecendo estes chips, o custo benefício é bem bom, você vai pagar em torno de 599 baths (59 reais) por um chip de internet ilimitada para 15 dias, e o sinal é bom praticamente no país inteiro (em algumas ilhas ele não pega tão bem).



Câmbio

O Próximo passo é o câmbio. Pra facilitar sua cabeça considere para sua viagem que o câmbio Bath x Real é praticamente 10 pra 1. Isso irá te ajudar muito na conversão de valores. Minha dica é: leve para a Tailândia dólares e troque lá para baths.

  • Dica: tome como base 10 baths = 1 real

Dirija-se ao subsolo (ali também ficam os metrôs que te levarão ao centro da cidade), você passará por algumas lojinhas, e pouco antes das máquinas de compra de tickets do metrô terá alguns guichês de troca de câmbio, com cotações bem mais em conta que os que existem no setor de desembarque, procure por estes:


É interessante você levar notas de 50 ou 100 dólares. Sim! Eles pagam mais por notas de 50 e 100 dólares. Faça a troca ali mesmo pelos baths que você pretende usar na viagem. De todas as casas de câmbio que encontrei na Tailândia, essas são as que tinham as melhores cotações. Caso seja necessário (se sobrar kkkk), na volta você pode re-trocar seus baths por dólares novamente.

  • Dica: há casas de câmbio que não aceitam notas antigas de dólar. Leve as novas!


Saindo do Aeroporto

Pra finalizar, você tem algumas opções pra ir do aeroporto ao centro da cidade. Uma delas é ir de táxi - não recomendo pois é mais caro, mas é o mais prático, tem vários assim que você sai do portão de desembarque. Outra opção é pegar um Uber - que assim como em outros aeroportos do mundo, só podes pegá-lo no portão de Embarque, no caso do Suvarnabhumi, é no andar superior ao portão de desembarque. Ainda há a opção de pegar uma van ou ônibus.


A opção que eu sugiro - que é a que eu usei - é pegar um metrô ali mesmo no subsolo, logo após o câmbio. Nas maquininhas você pode escolher o idioma inglês e comprar facilmente o ticket até o centro da cidade. Ali você vai pegar o Airport Rail Link (ARL), essa linha custa em torno de 35 a 45 baths, e terá 8 paradas. Normalmente você irá até a última estação: Phaya Thai. Lá você vai descer, caminhar um pouco e pegar o BTS (metrô de superfície), nesta mesma estação. Escolha a melhor direção até a estação mais próxima do seu hotel. Nós pegamos o BTS em Phaya Thai até a estação de Asok.


Agora aproveite e curta toda a nossa divertida e incrível viagem.

Acompanhe o primeiro dia nesse post.

113 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page