Um paraíso chamado Jijoca de Jericoacoara.. simmm.. esse lugar incrível, que fica no estado do Ceará, rodeado por dunas de areia branquinha merece a sua visita nas próximas férias! E sem dúvidas, um lugar para se colocar na lista de lugares para visitar nesse Brasilzão.
Para chegar a Vila de Jeri, optamos a chegada via Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, ou seja, no município vizinho a Jijoca de Jericoacoara, em Cruz, a 40 minutos da vila.
Na chegada o transfer já estava ao nosso aguardo. O trajeto de Cruz até Jijoca de Jericoacoara é feito pela CE-085 em asfalto.. mas ainda falta um trecho final até a Vila de Jeri, que é todo de areia. São 12 km de terra e 12 km pela praia, a partir da vila do Preá (é saculejo mesmo kkk).
A Vila de Jericoacoara exige uma taxa de turismo, ela é obrigatória para todos. A taxa de turismo sustentável cobrada é de R$ 5,00 a diária por pessoa para permanência na vila e caso sua estadia exceda o número de dias acertado na taxa, você deve recolher uma nova taxa indicando o período excedente. Pois na saída é preciso apresentar o documento pago na entrada. A conferência dos comprovantes é feita ali na hora antes de cruzar a famosa placa de “Bem-vindo a vila de Jericoacoara”. E claro, esses papéis devem ser apresentados também no check-in do seu hotel ou pousada. Estão isentos da taxa idosos acima de 60 anos, crianças até 12 anos e pessoas com deficiência.
Caso opte por locação de carro (fica aqui mais uma vez a dica para optar pelo transfer) sugiro um 4×4, que irá facilitar a sua vida, principalmente entre os trechos de Jijoca à Vila de Jeri. Porém na entrada tem um grande estacionamento, visto que apenas os carros credenciados e bugueiros podem rodar dentro da vila.
Como nossa sugestão foi o transfer que nos deixou direto na Pousada, contratamos um buggue com guia para 3 diárias e assim realizamos todos os passeios sem maiores preocupações.
A Duna de Jericoacoara e o ritual sagrado do pôr do sol
Existem muitas atrações que merecem ser contempladas em Jericoacoara: aventura, praia, natureza, gastronomia, lagoas.. mas um dos programas principais de Jeri acontece sempre no fim do dia (quando o tempo está bom, claro) e é totalmente gratuito rsrs - o PÔR DO SOL!!!!
É um momento único em que os turistas (e até os nativos) sobem a dunas para contemplar e aplaudir o espetáculo do sol em cores que intercalam entre rosa, amarelo, laranja até sumir no mar, diferente de grande parte do litoral brasileiro devido a sua localização no extremo norte do país.
Ahhh.. claro que venta bastante kkkkk e por estar nas dunas branquinhas de areia fina é certeza que você volta com parte do espetáculo nos bolsos kkkkk
E quando o sol se despede é hora de curtir a noite em Jericoacoara e apreciar um delicioso prato típico da região.
O Buraco Azul e seus infinitos azuis
Distante aproximadamente 18km da vila de Jeri, o Buraco Azul fica em Caiçara, distrito do município de Cruz.
Esse lago com águas de coloração extremamente azul-turquesa é devido a escavação para retirada de areia e barro para construção da estrada CE-182, mas com as fortes chuvas de 2019, a água acumulou e formou esse lugar incrível e perfeito para um banho que virou o novo ponto de parada nos passeios do lado leste de Jeri. E sim, a água é própria para banho.
O buraco pode chegar a sete metros de profundidade e é importante ter cuidado, visto que não há salva-vidas no lugar.
Em nossa viagem não havia a nova estrutura com mesas de apoio, restaurante e estrutura de madeira para entrar na água. Apenas a rede para registrar o lugar do melhor ângulo. Ahh, também não havia custos para entrar, e que agora é de R$ 5,00.
Comments