top of page
Foto do escritorIvan Borgonovo

Phuket: a ilha mais louca!

3 dias em Phuket (Patong), aproveitando a ilha por completo. Praias, comércio, agitação, baladas, muay thai, elefantes e muito mais.

Dia 3 - Phuket / Patong Beach

Partimos logo cedo de Bangkok, nosso voo saía às 9:55h do aeroporto de Don Meuang - o menor da cidade, fica um pouco distante, levamos pouco mais de 1 hora de Uber. Considere um tempo às vezes até maior pra esse trajeto, o trânsito na capital é caótico. A corrida custou 550 baths.

O aeroporto é grande mas fácil de se locomover, nossa cia AirAsia é uma das mais utilizadas, e tudo foi bem prático, apenas fique atento à sua bagagem de mão, eles são irredutíveis com os itens proibidos (ex.: líquidos acima de 100ml). O voo foi bem tranquilo. Assim como a maioria das cias lowcost quase tudo precisa ser pago separadamente (reserva de assentos, refeição...). Mas o voo é curto. O aeroporto de Phuket é bem pequeno. Um pouco bagunçado, mas simples. Assim que você retira suas bagagens já é lançado há várias opções de transfer às praias: Uber, táxis e vans.

Pegamos um Uber, e fomos muito bem atendidos - a fila de espera é um pouco longa. O trajeto até Patong Beach é longo e sinuoso, demoramos cerca de 1 hora (isso que a motorista era boa e pegou alguns atalhos).

Patong Beach

A região de Phuket é cercada por diversas ilhas, optamos por ficar em Patong Beach - a mais badalada. Foi difícil encontrar um hotel, os valores não são muito baixos, e você precisa ficar atento à localização deles (alguns podem ser bem longe do centro) e também ao conforto (pesquisamos uns com valores altos e bem mal cuidados). Optamos pelo The Lantern Resorts Patong. O hotel é bom, bem confortável e limpo. Pegamos uma suíte no andar térreo que dá acesso direto à piscina. Pagamos R$ 315,00 a diária. O ponto forte é a localização, está há poucos metros da Bangla Road, talvez a rua mais maluca que já fui na minha vida.

Bangla Road

Fizemos check-in no hotel e fomos na piscina curtir um pouco. Fazia muito calor aquele dia. No anoitecer jantamos um famoso Pad Thai no restaurante do hotel que por sinal era muito divertido e com bom atendimento.

Traduzindo de maneira um tanto grosseira, Pad Thai significa “macarrão frito rapidamente à moda tailandesa”. Um bom pad thai precisa ter os cinco elementos marcantes da cozinha tailandesa: doce, amargo, azedo, salgado e picante. O prato leva sempre ovos, tofu, amendoim, cebolinha e broto de feijão.

Após a janta, fomos dar uma voltinha na badalada Blanga Road. Posso resumir essa rua numa palavra: loucura! É literalmente uma bagunça desorganizada. Aí você pensaria: o que fosse fazer lá Ivan? Te respondo: é muito divertido e diferente, mesmo que a lei ali talvez não exista, nós não conseguimos sair de lá muito cedo. É muita atração num lugar só.

Você vai encontrar muitas, muitas ofertas de Ping Pong (casas eróticas), eles praticamente pulam em você de metro em metro. A parte "digamos" mais erótica é no segundo andar, mas no térreo é possível ver algumas apresentações mais leves. O erotismo é escancarado, não recomendo levar crianças. Em meio a isso, muita oferta de bebidas e comidas diferentes e exóticas. Muitas lojinhas com roupas, artesanatos locais, e várias outras atrações.

Dia 4 - Phuket / Patong Beach

Acordamos cedo, tomamos um ótimo café da manhã no hotel, fomos dar uma voltinha pela praia de Patong - aqui destaco que a praia estava MUITO suja, muito plástico, latas, garrafas, de verdade, tinha muito lixo mesmo, torço para que tenha sido um dia atípico.

Almoçamos uma pizza no restaurante do hotel mesmo e encontramos nossos 4 amigos brasileiros. O Jonas e a Indi, e o Rafa e a Morgana que vieram do Brasil naquele dia. Precisávamos colocar o papo em dia (até hoje o Rafa tá delirando com o calmante que tomou no avião kkk) e daí surgiu a ideia de pegar uma praia, afinal Phuket é muito conhecida por suas praia. Já tínhamos visto que a praia de Patong era muito suja então pegamos uma indicação de uma motorista de Uber super gente boa que nos levou até Nai Harn Beach, e valeu muito a pena. O trajeto é bem sinuoso, chegamos um pouco enjoados, mas a praia era super limpa, calma, água quase cristalina, e deu pra aproveitar uma bela tarde de sol num local paradisíaco.

Dia 5 - Patong Beach / Kamala

Talvez o dia que achamos mais fantástico na Tailândia começou cedo, logo as 8h!

Tínhamos um encontro marcado com os elefantes. A Gabi já transbordava ansiedade antes mesmo de entrarmos na van que nos levou à reserva. Pelo caminho aquela sensação de angústia e medo - será que ia dar certo? tomara que os bichos não sejam maltratados! - pois bem, foi sensacional!!!

Contratamos nossa aventura aqui do Brasil com a empresa Pang Chang Kamala. Eles que são donos da pequena reserva e oferecem junto com o passeio os transfers de ida e volta ao hotel. Eles cuidam muito bem dos elefantes, inclusive você os vê de boa, comendo, passeando e brincando.

São vários tipos e valores de passeios, nós optamos pelo passeio sem cadeirinha (daqueles que você senta direto no animal), e após um banho junto com eles. Como estávamos em 6 pessoas, negociamos (tailandeses adoram negociar) e pagamos o equivalente a 150 reais por pessoa.

Logo já era nossa vez, e como a Morgana estava grávida decidiu optar apenas pelo banho. Fomos em casais nos elefantes.

O passeio é super divertido, você sobe e desce ladeiras, espera eles se alimentarem, fazerem necessidades.. Eles são bem calminhos e respeitam comandos por voz. Poucas vezes eles empacam, aí o guia está logo atrás pra dar os comandos com a voz dele. Durou cerca de 30 minutos e foi muito proveitoso.

Logo após fomos tomar um banho com eles. Foi muito divertido esse momento! A Morgana se juntou a gente, e foram várias fotos, pudemos ficar lá o tempo que quisermos. Os guias são sensacionais, se divertem junto e amam os elefantes.

Quando você grita shower! - eles puxam água com a tromba e deixam direcionar a tromba deles aonde quer que ele espirre hahaha.

Os bichanos são muito dóceis, você não precisa obrigá-los a nada, eles amam tomar banho. Único problema, foi quando um resolveu fazer número 2 na água, o guia saiu correndo pra tirar aquela caca enorme de dentro da piscina kkkkkk...

Me faltam palavras pra descrever aqui esse momento, pois foi inexplicável. Muita alegria, muito entusiasmo, os elefantes são animais que realmente mexem com nosso sentimento. Dizem que os elefantes sabem identificar quem um dia lhe fez ou fará mal, e quem sou eu pra duvidar. Foi uma sensação de espírito muito boa. Recomendo à todos.

Fomos embora do passeio numa boa camionete 4x4, sentados na caçamba aberta ao som de Michel Teló e Gusttavo Lima nas alturas até o hotel. Que dia, que passeio. Nossa viagem continua, mas agora nas ilhas Phi Phi...