top of page
Foto do escritorIvan Borgonovo

África do Sul Fascinante (parte 3)

A última parada dessa viagem fantástica foi na capital Cape Town. Uma cidade cheia de história, muito eclética e que agrada a todos os estilos e momentos.



Dia 7 - Cape Town


Chegamos em Cape Town num voo bem tranquilo operado pela British Airlines partindo de Port Elizabeth. O trajeto do aeroporto até o centro da cidade é um pouco demorado, cerca de 1 hora de carro (novamente aqui alugamos um carro, na África do Sul é de suma importância). Como chegamos fim do dia, aproveitamos os poucos minutos para visitar o Waterfront da cidade.


O V&A Waterfront - é o ponto alto da cidade (o ponto turístico mais visitado da África do Sul). Lá você vai encontrar de tudo, grande variedade de restaurantes, lojas, bares, pubs, mercados, shows locais, diversas atrações artísticas, além de ser onde se localiza a roda gigante que dá uma visão ampla da cidade.


Dia 8 - Table Mountain e Two Oceans Aquarium


Reservamos o oitavo dia para um passeio tranquilo ao parque nacional da Table Mountain. Excelente passeio pra você que tem um dia livre na capital da África do Sul. O parque da Table Mountain é lindo, você tem uma visão ampla de toda a cidade e pode passar horas caminhando e admirando toda essa vista e sua fauna e flora. O acesso ao topo é feito por um funicular. Para chegar à base do funicular a melhor opção é pegar um Uber/Táxi ou os famosos ônibus MyCiti. Eu recomendo o Uber pelo preço relativamente baixo, e a tranquilidade. Se você tiver de carro alugado, considere mesmo assim essa opção, devido ao sempre lotado estacionamento na base.


A subida é bem tranquila, funciona diariamente das 08:00h às 15:00h, demora cerca de 5 minutos de viagem, e você tem uma visão 360 graus durante todo o percurso no bondinho. Vale considerar 2 pontos importante: a fila de espera pode ser grande dependendo do horário que você chegar (as primeiras horas da manhã são mais concorridas) - ficamos cerca de 1:30h na fila; e as condições climáticas podem interferir no funcionamento, ou não do funicular. Inclusive quando estávamos lá em cima, a névoa e os ventos aumentaram muito, e o transporte ficou parado por cerca de 1 hora, voltando a funcionar normalmente em seguida.


DICA: Compre seu ticket antecipadamente no site oficial (clique aqui) e economize tempo. Caso contrário serão duas filas, uma na bilheteria e outra no funicular.


Considere o frio lá encima, talvez o item mais vendido naquele dia na lojinha de souvenires foram moletons (inclusive o desatento aqui precisou), a temperatura lá em cima tem nada a ver com a temperatura lá embaixo! Recomendo também você a levar um lanchinho na bolsa pois lá encima são poucas as opções de alimentação.


O QUE FAZER NA TABLE MOUNTAIN ?


Existem diversas opções de caminhada e trekking ao longo da montanha - vá preparado com bons calçados e pegue um mapa das atrações na entrada do parque - inclusive esse mapa vai te mostrar diferentes rotas de trilhas e pontos de parada.


Para os amantes da radicalidade, existem trilhas bem radicais complicadas, com muita aventura. Para essas trilhas aconselho a você ir preparado pelo menos com um bom calçado. Alguns pontos podem realmente se tornar perigosos e muito cansativos.

Já para os mais calmos, você pode optar por trilhas bem tranquilas, visitar a loja de souvenires, apreciar a vista 360 graus da Cidade do Cabo e tomar um excelente chocolate quente na cafeteria da montanha.

Outra ideia (que é a que optamos) é intercalar entre as rotas e aproveitar ambas. Só cuide pra não entrar em furadas. Eu quis fazer uma trilha que praticamente descia toda a montanha por uma escadaria/trilha. Ela era bem extensa, e vários turistas que nem eu curtindo e achando o máximo, mas na hora de subir, Jesus! Quase faltou ar. Certa fez a Gabi de desistir logo no início e me esperar lá encima!


A foto abaixo é praticamente no meio da descida. O tamanho das pessoas na imagem dão uma ideia do tamanho da descida. Pense bem. Mas a vista é espetacular SIM.


Nossa outra atração do dia foi visitar o Two Oceans Aquarium que fica dentro do V&A Waterfront. Já que aproveitamos pra almoçar no local, visitamos esse aquário que é lindo. A visita é bem rápida, e principalmente se tiverem crianças vale a entrada.



Na saída aproveitamos o fim do dia ainda no Waterfront, assistimos a um pequeno show de dança de rua que teve no palco central. E terminamos com um jantar num dos diversos restaurantes do deck.


Dia 9 - Cape Point National Park e Boulder's Beach


O último dia da nossa viagem na África do Sul foi de muito sol. Optamos por visitar o famoso Cabo da Boa Esperança. Mas pelo caminho uma DICA é visitar a Boulder's Beach, e sabe por quê?


Porque lá você um encontra uma enorme colônia de Pinguins, e eles são muito engraçados. Lógico que você não pode tocar eles (até porque tem uns que parecem bem mal humorados), pois são muito preservados por uma ONG no seu habitat natural. Mas é possível chegar bem perto deles. Vale muito uma breve visita.


Em seguida fomos rumo ao Cape of Good Hope, ou mais conhecido por aqui por Cabo da Boa Esperança. Esse é um grande parque nacional (também pertencente ao Table Mountain National Park). Você vai precisar fazer esse passeio de carro, ou com alguma empresa de turismo regional.


DICA: o ticket de entrada pode ser comprado na hora, sem precisar sair do carro, e sem filas quando fomos. O parque fica aberto no verão das 7:00h às 18:00h.


Logo na entrada do parque, ao adquirir o ticket de entrada você recebe um mapa para melhor localização. Nossa primeira parada foi no Cape Point, subimos caminhando até o farol que tem uma bela vista do oceano. Vale ressaltar que ao contrário do que muitos pensam ali não é o encontro dos oceanos Atlântico e Índico, na verdade ele acontece no Cape Agulhas (há cerca de 5 horas de carro dali). Do Farol é possível inclusive ter uma bela visão do Cabo da Boa Esperança.


Decidimos ir de carro da base do Cape Point até o Cabo da Boa Esperança, é um percurso bem legal e com belos panoramas, inclusive você pode ter a oportunidade de encontrar alguns animais silvestres como avestruzes e babuínos. Você tem a possibilidade de fazer esse percurso em uma trilha a pé que demora cerca de 30 minutos. Se você se considera bem fisicamente, pode encarar!


DICA: se for do seu interesse separe um tempinho extra pra tirar a famosa foto na placa do Cape of Good Hope, porque a concorrência é extremamente alta. A não ser que você não dê tanta bola pra isso , assim como eu.



Finalizamos esse dia e essa viagem espetacular voltando para Cape Town pela famosa Chapman's Peak Drive, uma estrada SENSACIONAL com panoramas de tirar o fôlego, mirantes e praias. Inclusive vale até almoçar ou jantar nos restaurantes do trajeto.



Assim finalizamos nossa viagem a esse país fantástico que é a África do Sul.

Agradeço imensamente à minha sempre fiel acompanhante e esposa Gabriela. Aventura e viagens sempre à dois aproveitando ao máximo.


E se você não leu as duas primeiras partes dessa viagem acesse aqui: Parte 1 e Parte 2


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page